![Construção civil](https://static.wixstatic.com/media/2c957cd9280a48b99cf0222d6a6ec5a4.jpg/v1/fill/w_980,h_653,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/2c957cd9280a48b99cf0222d6a6ec5a4.jpg)
Edificações
O planejamento de obras e edificações de construção civil apresenta inúmeros benefícios, pois evita gastos desnecessários, tem a flexibilidade de enquadrar as ideias ao orçamento disponível, promove segurança a todos os responsáveis pela execução da obra quanto às atividades que irão desempenhar e responsabilidades, além de acompanhar todo o processo de obtenção da autorização da obra pelos órgãos públicos.
Com o intuito de acelerar a execução da obra, o planejamento de obras de construção civil prevê tudo o que será feito e gasto. Assim, a execução ocorre de forma direta, sem dispersão ou ausência de etapas importantes.
O planejamento de obras de construção civil realiza o levantamento de todas as partes importantes que devem ser envolvidas no projeto. Dessa forma, realiza o estudo da área, ao que será destinado o empreendimento, com todas as características projetadas junto ao cliente. As informações levantadas são:
-
Avaliação de viabilidade técnica: realizar obras viáveis, isto é, que se enquadrem no orçamento disponível e em terreno aplicável para construção, evitando gastos gigantescos e desnecessários;
-
Orçamento: depois da etapa de viabilidade, é realizado o trabalho orçamentário, calculando-se os custos operacionais de mão de obra, materiais e afins;
-
Cronograma: são estabelecidas todas as datas necessárias para se efetuaram todas as etapas e ações da obra;
-
Datas-Marco: Definição das datas marco principais.
*Utilização de tabelas referências de preços disponibilizadas pelo governo federal / estadual e municipal